Ensaios de alimentos: controle de qualidade e segurança

Hoje, mais do que nunca, a indústria alimentícia exige excelência, não tolerando desperdícios nem falhas. Por isso, o controle de qualidade na indústria de alimentos é adotado para mensurar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos e certificar que eles estão de acordo com as especificações técnicas. Esse controle é feito por empresas comprometidas com as exigências e necessidades do mercado, como o Laboratório SCiTec, que realiza ensaios de alimentos como parte do Laboratório físico-químico e microbiológico.

Qual a importância do controle de qualidade na indústria alimentícia?

Para comercializar produtos no mercado nacional, as empresas alimentícias precisam superar diversos obstáculos técnicos e comerciais. Para tanto, surge a necessidade de entender os Regulamentos Técnicos, Normas e Procedimentos de Avaliação da Conformidade aplicáveis ao mercado.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o principal órgão do governo federal que determina os critérios técnicos e boas práticas para a produção de alimentos, tendo em vista sua adequação ao consumo. Desse modo, a principal exigência da agência é que os produtos sejam rotulados de acordo com os padrões adequados ao consumo, avaliados por meio de aspectos que envolvem informações como a quantidade, composição, dados nutricionais e outros.

Portanto, estar em desacordo com os regulamentos da Anvisa e de outros órgãos regulamentadores pode acarretar prejuízos. Para evitá-los, estabelecer um programa de controle de qualidade é uma das maneiras para que essas demandas sejam cumpridas. Contudo, o controle de qualidade também tem como função estruturar e implementar melhorias nos ambientes das indústrias, fábricas e comércios de alimentos.

Como fazer o controle de qualidade microbiológico de alimentos?

O controle das etapas dos processos de qualidade dos alimentos engloba toda a ação de prevenção contra as contaminações. Por isso, todas as fases devem ser compreendidas por aqueles que atuam nesse processo. É essencial que os padrões e exigências estabelecidos por lei sejam completamente seguidos, com o objetivo de garantir a qualidade do produto final.

A análise microbiológica de alimentos permite quantificar e/ou qualificar a presença de microrganismos nas amostras como, por exemplo:

  • Coliformes termotolerantes (fecais) e coliformes totais;
  • Bactérias heterotróficas;
  • Pseudomonas aeruginosa;
  • Fungos e leveduras;
  • Salmonella e outros.

A identificação desses organismos no alimento permite não apenas a comprovação de contaminação, mas também a elaboração de medidas de adequação de estruturas e procedimentos que podem comprometer a qualidade de uma produção.

Sobre a SCiTec

O Laboratório SCiTec é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e habilitado pela REBLAS – Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde. Consulte nosso escopo para identificar quais serviços fazem parte do escopo acreditado.

Realizando ensaios e controle de qualidade de alimentos, o Laboratório SCiTec também oferece serviços para caracterização de materiais, ensaios dimensionais e de acabamento superficial, ensaios elétricos, compatibilidade eletromagnética, ensaios de grau de proteção, envelhecimento acelerado, flamabilidade, vibração e acústica, ensaios químicos e ensaios para homologação de veículos e seus componentes.

Menu