Flamabilidade e resistência ao calor

A segurança de diversos materiais depende de seu tempo de combustão, quanto tempo demora a extinção da chama sem intervenção, ou se há combustão contínua. Os testes que avaliam essas variáveis são chamados de ensaios de flamabilidade e resistência ao calor. Além das normas para esse tipo de ensaio, o laboratório SCiTec também desenvolve testes específicos de acordo com as necessidades do cliente.

Ensaio de fio incandescente

O ensaio de fio incandescente avalia os riscos de fogo, ou seja, simula os efeitos das oscilações térmicas que podem ser produzidas por fontes de calor. Só para exemplificar, elementos incandescentes e resistores sobrecarregados são potenciais iniciadores de chama.

Testar a resistência ao calor em peças isolantes é essencial para minimizar o risco de incêndio, especialmente em equipamentos eletroeletrônicos — que são mais facilmente expostos ao estresse térmico devido a efeitos elétricos e à deterioração.

Ensaio de chama de agulha

Como o próprio nome sugere, o ensaio de chama de agulha simula o efeito de pequenas chamas para avaliar o risco ao fogo. Equipamentos eletroeletrônicos, seus subconjuntos e componentes, materiais isolantes elétricos sólidos e outros materiais combustíveis estão suscetíveis a condições de falha que podem gerar chama.

O equipamento determina os efeitos, na amostra de ensaio, de uma pequena chama proveniente de outros componentes inflamados.

Ensaio de pressão de esfera

Este tipo de ensaio é utilizado para determinar a estabilidade dimensional sob tensões e temperaturas elevadas. Nele, uma esfera de 5mm é pressionada sobre o material em análise por determinado tempo, a uma temperatura específica. Depois, o diâmetro da impressão causada é medido. 

Assim, o teste analisa a relação entre o grau de deformação e a temperatura. Geralmente, gabinetes elétricos e peças externas feitas com materiais isolantes são testadas por meio do ensaio de pressão de esfera.

Soluções em ensaios de materiais e produtos

Laboratório acreditado pela Cgcre do Inmetro

Mobilidade e Transporte

Saúde e Cuidados

Energia e Eficiência

Água, Ar e Solo

Alimentos e Nutrição

Indústria e Materiais

Menu