Os profissionais da SCiTec têm ampla experiência relacionada a dispositivos de segurança passiva, proteção dos ocupantes e sistemas de retenção.
O laboratório é capacitado para testes e avaliações de ancoragem em cintos de segurança, assentos, dispositivos de proteção lateral, capotamento e carga vertical (resistência do teto).
Testes de ancoragem em cintos de segurança são realizados conforme as normas ABNT NBR 6091 e ECE R14.
Os ensaios são realizados utilizando cilindros hidráulicos que aplicam cargas nos cintos e nos bancos para testar a resistência da estrutura, bem como sua fixação.
Também realizamos testes específicos para veículos com bancos montados longitudinalmente.
Testes de bancos e estabilidade do sistema de retenção de cadeira de rodas são realizados conforme as normas ECE R17, CONTRAN N.° 445, ABNT NBR 15283 e CONTRAN N.° 416.
Para ensaios de resistência de bancos, pontos de ancoragem, deformação de encosto e apoios de cabeça, utilizamos sistemas de ensaios estáticos e dinâmicos.
Proteção lateral e anti-intrusão de veículos comerciais são realizados de acordo com as normas ECE-R58, ECE-R73, ECE-R93, CONTRAN N.° 445, do CONTRAN N.° 152, ABNT NBR 14148, ABNT NBR 14648 e CONTRAN N.° 323.
O objetivo do ensaio quase estático é avaliar a eficácia dos sistemas de proteção durante colisões traseiras, laterais ou frontais.
Capotamento de acordo com o CONTRAN N.° 445.
Este ensaio destrutivo destina-se a avaliar a resistência do corpo do veículo. O veículo é inclinado para o lado e capotado em uma superfície dura, a partir de uma altura especificada.
A deformação do corpo do veículo é analisada no que diz respeito à penetração no compartimento de passageiros. Desta forma, a resistência da carroceria do veículo pode ser determinada.
Os testes são desenvolvidos essencialmente para ônibus, mas também podem ser realizados em outros veículos pesados .
Teste de estabilidade vertical (amassamento de teto) conforme as normas N.° 416 e N.° 445 do CONTRAN.
No ensaio, a resistência do teto é avaliada pela aplicação de uma força em relação ao peso do veículo.
Teste de estabilidade conforme as normas CONTRAN N.° 416 e N.° 445
O ensaio, não destrutivo, é projetado principalmente para os veículos de acordo com o CONTRAN N.° 416 e N.° 445.
A norma exige que os veículos passem por uma angulação lateral, a partir do plano horizontal, sem tombar.
Estruturas de fixação de reboque são realizados conforme as normas ISO 3853, NBR ISO 3853 e CONTRAN N.° 197
O laboratório SCiTec realiza testes para avaliar a resistência de dispositivos de acoplamento instalados em veículos de reboque.