Dia Mundial da Acreditação

Sustentabilidade do Crescimento Econômico e Meio Ambiente

A data 09/06 é comemorado o Dia Mundial da Acreditação, que é uma iniciativa global realizada por fóruns internacionais de acreditação, com o intuito de ampliar a consciência da importância das atividades relacionadas à acreditação, como avaliação da conformidade e certificação de produtos e serviços. Para celebrar a data, o tema deste ano é Sustentabilidade no Crescimento Econômico e Meio Ambiente.

A economia mundial depende muito de recursos naturais encontrados em ecossistemas saudáveis, e, mesmo assim continuamos colocando tais ecossistemas em situações de extremo estresse, com consumo de recursos em um ritmo alarmante. O ‘Panorama Global de Recursos do Meio Ambiente das Nações Unidas de 2019’ apresentou que a extração de recursos e processamento foram responsáveis pela perda de 90% da água e biodiversidade, além disso responsável por aproximadamente 50% do total de emissões de gases que afetam o efeito estufa. Uma mudança considerável para formas mais sustentáveis de produção, que afetem menos, e sejam mais direcionadas ao controle das mudanças climáticas e remoção de carbono, juntamente com a proteção da biodiversidade são essenciais para o crescimento econômico a longo termo.

Acreditação, junto a outras ferramentas da infraestrutura da qualidade, como metrologia, normas, avaliação de conformidade e monitoração de mercado, podem auxiliar nessa mudança. Serviços de avaliação de conformidade de terceira parte (teste, inspeção, certificação, validação e verificação) garantem a conformidade de produtos, serviços e sistemas. A acreditação garante que o resultados sejam confiáveis, e com isso protege os consumidores e remove as barreiras econômicas e técnicas de negociação, disponibilizando oportunidades para tornar produtos e serviços globais.

Gostou do assunto? Qualquer dúvida entre em contato com nosso time.