Ensaios para graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos

O grau de proteção é uma das medidas essenciais para evitar danos e acidentes quando se trata da instalação, uso e manutenção de equipamentos elétricos. O invólucro dos equipamentos elétricos precisa ser capaz de protegê-lo contra a penetração de água ou de corpos estranhos. Por isso, os ensaios com respingos de água, jatos de água, imersão em água e penetração de partículas sólidas e de pó devem ser realizados.

Qual a importância de realizar ensaios de grau de proteção?

Por meio dos testes é possível determinar, por exemplo, o melhor local para a instalação do equipamento ou a quais ambientes o equipamento pode ser exposto. Desta maneira, é possível diminuir o risco de danos aos componentes elétricos internos pela entrada de água e partículas. Por consequência, minimiza-se também a ocorrência de arcos e centelhas que podem evoluir para correntes de curto-circuito, ou seja, evita-se que ocorra mau funcionamento ou aumentem os riscos à segurança do usuário.

Como se determina o grau de proteção?

Só para exemplificar, os ensaios incluem respingos de água, jatos de água, imersão em água e penetração de partículas sólidas e de pó. O que significa que o grau de proteção diz respeito às medidas protetivas, como por exemplo vedações, utilizadas durante a fabricação dos invólucros dos equipamentos elétricos para assegurar sua proteção contra o ingresso de água e corpos estranhos.

O grau de proteção dos invólucros é definido pelas normas ABNT NBR IEC 60529 e ABNT NBR IEC 60034-5. Tais normas são exatamente iguais às internacionais — em termos de conteúdo, formato e apresentação —, o que garante uniformidade global nos métodos de descrição da proteção e nos ensaios. A classificação segue o sistema de codificação específico (código IP), formado por dois números: o primeiro vai de 1 a 6 e se refere às medidas para impedir a entrada de objetos sólidos ou poeira, o segundo, que vai de 1 a 8, às precauções para impedir líquidos. Quanto maior o número, maior o grau de proteção.

Sobre a SCiTec

O laboratório de ensaios da SCiTec fornece serviços para diversos setores da indústria. Possui completa infraestrutura para realizar ensaios para grau de proteção em materiais elétricos de acordo com as normas técnicas nacionais, internacionais ou conforme as solicitações do cliente.