ASTM revisa normas ligadas a implantes de coluna

Duas normas da American Society for Testing and Materials (ASTM), ligadas à área da saúde, foram revisadas recentemente. Voltadas a implantes com aplicação na coluna, a ASTM F2193 e ASTM F2706 tratam, respectivamente, de componentes individuais e sistemas montados (sistemas de coluna occipitocervicais). Ambas as normas foram revisadas no que se refere à distribuição de corpos de prova para os ensaios de fadiga e considerações sobre uma melhor obtenção de resultados nesses ensaios.

Lembra-se que a ASTM F2193 já tinha passado por uma outra revisão neste ano, na qual ajustou a forma de avaliar o desempenho de parafusos com relação à inserção e remoção. Na versão anterior, os parafusos eram submetidos a uma condição de ensaio muito extrema, sendo alterada em 2018 através da redução da densidade dos blocos padrão utilizados como substituto ósseo.

“Os documentos foram revisados pelo comitê ASTM F04 – Medical and Surgical Materials and Devices, sendo que as oportunidades ou demandas de revisão podem ser encaminhadas pelos especialistas que fazem parte do comitê e/ou identificadas durante as reuniões que ocorrem presencialmente duas vezes por ano nos EUA ou Canadá”, afirma o diretor técnico do Laboratório de Ensaios Scitec, Darlan Dallacosta.

Desde 2009, a Scitec atua ativamente no desenvolvimento e revisão das normas aplicadas a produtos médicos nos comitês da ABNT, ASTM e ISO.