Comitê da ASTM reúne especialistas em Implantes

Durante o período de 03 a 05 de maio, no Texas (EUA), a ASTM (American Society for Testing and Materials) reuniu profissionais de referência mundial, na área da saúde, para discutir a evolução dos trabalhos sobre normalização no setor de produtos médicos e as recentes pesquisas associadas à avaliação da segurança dos produtos. Pelo sexto ano consecutivo, o diretor do Laboratório SCiTec, Eng. Darlan Dallacosta, compôs um grupo de especialistas brasileiros que participam ativamente do “Committee F04 on Medical and Surgical Materials and Devices”. Darlan Dallacosta é atualmente o coordenador da Comissão de Estudo de Implantes Ortopédicos (CE 26:070.01), que faz parte do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26).

Nesta edição do evento, um dos temas de destaque foi o simpósio sobre manufatura aditiva, popularmente conhecida como Impressão 3D. Darlan explica que “o simpósio teve como principal objetivo apresentar as recentes pesquisas associadas à validação de processos, materiais e produtos obtidos por este método de fabricação. Em breve, vamos iniciar grupos de trabalho para o desenvolvimento de normas aplicáveis a este setor”.

Outro estudo em evidência foi sobre a evolução dos trabalhos na área de materiais metálicos bioabsorvíveis. “As ligas à base de magnésio têm se destacado para uso em implantes temporários, pois estes materiais possuem a característica de serem absorvidos pelo corpo humano após determinado tempo. Esse é um resultado diferente de outros materiais metálicos, como aço inoxidável ou ligas de titânio, os quais permanecem definitivamente no corpo do paciente, a menos que sejam removidos por outro processo cirúrgico. Portanto, as ligas de magnésio surgem como uma alternativa aos materiais tradicionais e com a proposta de trazer benefícios aos pacientes”; esclarece o diretor da SCiTec, concluindo que, por esses motivos, “tanto na ISO quanto na ASTM hoje existem grupos de trabalho desenvolvendo normas para avaliação e comprovação da segurança destes materiais”.

Para o Laboratório SCiTec, a melhor forma de contribuição para a sociedade é colaborar para o desenvolvimento de produtos que garantam mais segurança e eficácia, proporcionando longevidade e qualidade de vida aos cidadãos. “Somos especialistas na área de registro de produtos médicos e estamos comprometidos em ajudar a desenvolver o mercado, trabalhando com eficiência para fornecer resultados que permitam aos nossos clientes oferecer produtos com a maior qualidade possível”, concluiu Darlan Dallacosta.

———————-
Marcus Martins
Assessoria de Comunicação
marketing@scitec.com.br
Menu