SCiTec é o único laboratório do Brasil acreditado pelo Inmetro para a realização de ensaios mecânicos em implantes bioabsorvíveis

Os métodos de ensaio estabelecidos pela norma ASTM F2502 destinam-se a auxiliar na avaliação da taxa de absorção e das alterações no material e/ou de suas propriedades estruturais.

     Localizado em Santa Catarina, o laboratório SCiTec – Soluções em Ensaios de Materiais e Produtos destaca-se por oferecer apoio tecnológico ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Na área da Saúde, apresenta-se como o único laboratório do Brasil acreditado pelo Inmetro para realização de testes em implantes fabricados a partir de materiais bioabsorvíveis, conforme a norma ASTM F2502 – Standard Specification and Test Methods for Absorbable Plates and Screws for Internal Fixation Implants.

    Uma das principais vantagens de um dispositivo bioabsorvível, tanto para o paciente quanto para o cirurgião, é que ele fornece resistência necessária e capacidade de ser absorvido ao longo do tempo, até que as cargas possam ser transferidas de forma segura para o osso e/ou para os tecidos moles submetidos ao tratamento. Isto significa que não há necessidade de uma cirurgia adicional para remoção dos implantes, reduzindo o tempo do tratamento e de reabilitação do paciente.

     Nos últimos anos foram lançados editais, através de instituições de fomento, para financiamento de pesquisas associadas à dispositivos bioabsorvíveis. Tratam-se de investimentos em projetos inovadores e que necessariamente dependerão de testes para que possam comprovar segurança e eficácia dos produtos e processos obtidos. Segundo o engenheiro Darlan Dallacosta, responsável técnico da SCiTec:

      “Cada vez mais as empresas brasileiras estão implantando polímeros bioabsorvíveis na fabricação de implantes. A SCiTec já possui experiência nesta área, pois atende fabricantes dos Estados Unidos e Europa que utilizam esta tecnologia e inclusive comercializam seus produtos no Brasi”.

      A norma ASTM F2502 estabelece especificações e identifica os métodos de ensaio para a caracterização de propriedades mecânicas, levando em conta a degradação, de placas e de parafusos fabricados à partir de resinas poliméricas bioabsorvíveis para uso em osteossínteses internas.

       “Os testes são realizados em diferentes intervalos de tempo, sendo que as amostras são imersas numa solução padrão sob condições controladas de temperatura e pH, que visa simular as condições fisiológicas”, afirma Dallacosta.

     A SCiTec visa estar vinculada ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. Atualmente, o laboratório possui cooperações com universidades e institutos de pesquisa, o que permite estar sempre um passo à frente, preparado para atender as necessidades do mercado.

Marcus Martins

Assessoria de Comunicação

marketing@scitec.com.br

Menu