Análise computacional de Fixador Externo é publicada na RBO – Revista Brasileira de Ortopedia.

O trabalho intitulado “RELAÇÃO ENTRE RIGIDEZ DE FIXADOR EXTERNO E QUANTIDADE DE PINOS. ANÁLISE COMPUTACIONAL POR ELEMENTOS FINITOS”, cujos autores são Dr. Marcelo Back Sternick, M. Eng. Darlan Dallacosta, Dra. Enga. Daniela Águida Bento e Dr. Marcelo Lemos do Reis, é um dos destaques do Vol 47 . nº5 – Setembro/Outubro 2012 da RBO – Revista Brasileira de Ortopedia. A revista é uma publicação científica há 46 anos ininterruptamente,  publicada  pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. Devido ao alto nível de comprometimento dos editores, tornou-se o projeto mais importante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

– Neste trabalho, analisamos a rigidez da montagem de um fixador externo tipo plataforma, segundo diferentes números de pinos em cada “clamp”. Utilizamos o Método dos Elementos Finitos para comprar diferentes montagens e obter a rigidez do sistema quando submetido a carregamentos de compressão. Como referencia foi utilizada a Norma Técnica ASTM F1541 – Standard Specification and Test Methods for External Skeletal Fixation Devices. – Afirma o Eng. Darlan Dallacosta, Responsável Técnico da SCiTec.

Além da publicação na RBO, os resultados deste trabalho também foram apresentados, pelo Dr. Marcelo Back Sternick, no 44º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, 2nd World Congress on External Fixation e no 18° Congresso Mineiro de Ortopedia e Traumatologia.