Laboratório SCiTec apoia trabalho de mestrado em odontologia

A pesquisadora Carolina Enith Bullen Medina defendeu, no dia 09 de agosto, seu mestrado na área de Implantodontia, realizado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Durante a realização dos ensaios Carolina recebeu apoio tecnico e contou com toda a infraestrutura do Laboratório SCiTec.

A dissertação, intitulada “Avaliação dos valores de destorque dos parafusos de titânio em pilares personalizáveis sobre implantes com hexágono externo: estudo in vitro”, teve como objetivos comparar a técnica convencional de aplicação de torque com as técnicas preconizadas por Breeding (1993)[1] e Dixon (1995)[2] e Sella e Vasconcellos (2010)[3] e verificar se a repetição ou manutenção do torque é efetiva para obtenção de maiores valores de pré-carga.

Um problema frequentemente relatado nas próteses sobre implantes é o afrouxamento de parafusos. Essa complicação geralmente ocorre em dois estágios. No primeiro estágio, forças externas, sejam transversais ou laterais, aplicadas na união parafusada durante a mastigação, levam a uma diminuição do atrito superficial nos filetes de rosca, o que contribui para a diminuição da pré-carga. Em um segundo estágio, ocorre uma perda contínua da pré-carga até níveis críticos, comprometendo a estabilidade do sistema e provocando o afrouxamento do parafuso.

A SCiTec tem se destacado como um laboratório provedor de soluções, portanto nosso escopo não se limita a realização de ensaios em materiais e produtos.

– Os resultados de nossos serviços são acompanhados de informações que promovem um ganho de conhecimento sobre o desempenho e funcionalidade de um determinado material, projeto ou produto. Além dos ensaios normalizados em materiais e implantes também realizamos validação de projeto, validação de processos e análise critica para comprovação de segurança e eficácia de produtos de uso em saúde. – Afirma o Eng. Darlan Dallacosta, Responsável Técnico da SCiTec.

Atualmente o laboratório trabalha de forma cooperativa e integrada com a indústria, institutos e universidades, com o objetivo de transformar conhecimento científico em soluções inovadoras.


[1] BREEDING, L.C.; DIXON, D.L.; NELSON, E.W.; TIETGE, I.D. Torque Required to Loosen Single- Tooth Implant Abutment Screws Before and After Simulated Function. The International Journal of Prosthodontics., v. 6, n. 5, p. 435- 439, 1993.

[2] DIXON, D.L.; BREEDING, L.; SADLER, J.P., MCKAY, M.L. Comparison of screw loosening, rotation, and deflection among three implant design. The Journal of Prosthetic Dentistry., v. 74, n. 3, p. 270-8, 1995.

[3] SELLA, G. Influência do tempo de aplicação do torque em parafusos de intermediários protéticos: estudo in vitro. Dissertação de Mestrado- Departamento de Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (2010).