Análise computacional e experimental em sistema de coluna pedicular é apresentada no 7° COLAOB – Congresso Latino-Americano de Orgãos Artificiais e Biomateriais. | Scitec soluções em ensaios de materiais e produtos

News

Análise computacional e experimental em sistema de coluna pedicular é apresentada no 7° COLAOB – Congresso Latino-Americano de Orgãos Artificiais e Biomateriais.

Publicado em: 20 de agosto, 2012

SCiTec participa de trabalho de pesquisa que analisa rigidez e características de projeto em sistemas de coluna com parafusos pediculares.

O trabalho intitulado “Análise computacional do comportamento mecânico de sistemas de fixação da coluna vertebral através de parafusos pediculares”, desenvolvido pela Profa. Dra. Daniela Águida Bento, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, e com a participação do responsável técnico da SCiTec, M. Eng. Darlan Dallacosta, é um dos destaques do COLAOB – Congresso Latino-Americano de Orgãos Artificiais e Biomateriais.

O evento, organizado pela SLABO – Sociedade Latina Americana de Biomateriais, Orgãos Artificias e Engenharia de Tecidos, acontece de 22 a 25 de agosto na cidade de Natal-RN. A cada ano o congresso supera sua expectativa de público, consolidando como o principal evento da América Latina na área. Esse sucesso se deve ao ambiente multi e transdisciplinar que norteia suas discussões na interface das áreas de saúde e engenharias, tornando um ambiente fértil para novas pesquisas e colaborações.

– Neste ano apresentaremos aspectos relacionados com os principais requisitos de projeto para sistemas de fixação da coluna. O objetivo da pesquisa foi avaliar a rigidez dos sistemas e limites de resistência de seus componentes quando submetidos ao complexo campo de carregamentos e deslocamentos da coluna. – Afirma o Eng. Darlan Dallacosta, Responsável Técnico da SCiTec.

Os autores afirmam que os resultados apresentados no COLAOB são apenas uma parte de um projeto que vem sendo realizado desde 2010. Além de validar os modelos de Elementos Finitos com ensaios experimentais normalizados, conforme ASTM F1717, ASTM F2193 e ASTM F1798, o projeto inclui a simulação dos sistemas utilizando um modelo virtual validado da coluna vertebral humana.

 – O projeto de implantes ortopédicos associado ao uso de modelos humanos virtuais permite obter informações que são fundamentais para a validação do projeto e comprovação de segurança e eficácia do produto, antes mesmo de testar protótipos em laboratório. – Afirma a Profa. Dra. Daniela Águida Bento.

O LEM – Laboratório de Ensaios Mecânicos da SCiTec realiza testes normalizados para todas as classes de implantes e instrumentais das áreas de ortopedia, odontologia e cardiovascular. O laboratório também utiliza técnicas de simulação que auxiliam seus clientes nas fases de desenvolvimento de produto e registro.

– Além dos ensaios, as simulações realizadas pela SCiTec tem sido utilizadas com sucesso em processos de registro na Anvisa, FDA e CE. Em alguns casos nossos clientes conseguem economizar mais de 50% dos recursos que eram investidos em ensaios desnecessários, sem contar os gastos com matéria-prima, logística e fabricação. – Afirma o Eng. Darlan Dallacosta, Responsável Técnico da SCiTec.