Testes para certificação de amortecedores

    A SCiTec apresenta mais um serviço que faz parte do escopo para testes em componentes automotivos sujeitos ao regime de certificação. O laboratório realiza ensaios em diversos modelos de amortecedores, como os utilizados em carros, motos, ônibus, caminhões, utilitários para carregamento acima de 1,5 toneladas, entre outros. Os serviços atendem todos os requisitos especificados pela norma ABNT NBR 13308 -Veículos rodoviários automotores – Amortecedor da suspensão – Verificação de desempenho e durabilidade – Método de ensaio.

     O laboratório oferece um extenso escopo de serviços, o que garante a melhor avaliação dos produtos testados. Os trabalhos incluem ensaios de durabilidade com frequências compostas (contando com bancadas modulares para testes com sinais de pista), controle de temperatura, tração, resistência de assento de mola, homologação da haste, verificação de bloqueio hidráulico, testes estáticos e de fadiga. Além dos serviços normalizados para certificação, o corpo técnico da SCiTec é capacitado para realizar ensaios atendendo os requisitos estabelecidos pelas montadoras ou para desenvolver testes especiais sob demanda dos clientes.

     Recentemente, a SCiTec passou por avaliação do Inmetro com intuito de obter extensão do seu escopo para ajudar os fabricantes que buscam certificar e desenvolver seus produtos de acordo com os requisitos da Portaria 301 do Inmetro, a qual proíbe a fabricação e importação de diversos componentes automotivos sem que estejam devidamente de acordo com as exigências previstas. Os especialistas avaliaram o laboratório de forma favorável para acreditação. A SCiTec também está realizando testes em bombas de combustível, lâmpadas e componentes de direção. 

Marcus Martins
Assessoria de Comunicação
marketing@scitec.com.br