News

Qual é o melhor caminho para atender requisitos de clientes e regulatórios no processo de validação de produtos?

Publicado em: 14 de fevereiro, 2019

A indústria automotiva está constantemente buscando formas e meios de reduzir custos, ao tempo em que visa aprimorar cada vez mais seus produtos e tecnologias. É fato que as empresas que investem no desenvolvimento tendem a ter maior sucesso no mercado mundial, por serem capazes de sustentar e inovar a um ritmo maior do que seus concorrentes. Porém, a validação dos produtos é quase sempre um desafio nesses casos.

Antes do lançamento e venda de veículos, os sistemas automotivos e seus componentes devem ser submetidos a diversos ensaios e inspeções, com o objetivo de confirmar oficialmente se atendem as normas e especificações regulamentares aplicáveis. Os ensaios são realizados de acordo com regulamentos e normas, definidos pela agência reguladora de determinada região ou pelas próprias montadoras dos veículos. Essas normas estão focadas em melhorar a segurança ativa e passiva, proteção ambiental, qualidade dos produtos e o processo de produção.

Para que um componente seja qualificado, os fabricantes de autopeças e de sistemas devem atender aos padrões específicos já definidos por normas técnicas ou, por vezes, pela própria empresa contratante. Assim, os fabricantes de componentes devem seguir um programa de qualidade do produto conhecido como Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP), que trata de métodos estruturados e estabelecidos para garantir o atendimento do nível da qualidade nos prazos estipulados pelo cliente.

De maneira extensa, o APQP aborda a produção com base em documentação que abrange todo o processo de fabricação, registros de ensaios, análise de modos de falhas e efeitos (FMEA) e outras informações. Também faz parte do APQP o Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP), que é utilizado na indústria automobilística de modo a estabelecer um padrão entre as empresas, seus fornecedores de peças, componentes e processos de produção. Tal demanda conduz, sobretudo, os fabricantes de componentes e sistemas automotivos a se depararem com o desafio de interpretar ou atender aos requisitos específicos de uma montadora, do governo ou das agências reguladoras.

O Laboratório Scitec possui uma linha completa de equipamentos voltados à indústria automotiva para ensaios destinados à validação e homologação de produtos. Contando com uma equipe formada por engenheiros doutores e mestres nas áreas de engenharia elétrica, mecatrônica, mecânica, materiais e de metrologia, a Scitec tem capacidade de atender aos requisitos dos clientes, bem como interpretar e analisar regulamentos técnicos, ou, ainda, identificar normas necessárias para o acesso a mercados estratégicos. 

Assim, tem-se que o Laboratório Scitec pode auxiliar no desenvolvimento de produtos frente às etapas de validação, colaborando ainda no entendimento da regulação específica, seja ela para homologação ou certificação do produto em diferentes locais ou para diferentes fornecedores.

  ——

Eng. Darlan Dallacosta, MSc