News

Especialistas em implantes apresentarão novidades em mais um encontro anual do ISO/TC 150

Published: September 10, 2018

   Hoje inicia mais uma semana de reuniões dos subcomitês e grupos de trabalho do ISO/TC 150 – Implants for Surgery. Mais uma vez, o laboratório SCiTec está fazendo parte da Delegação Brasileira, composta por especialistas designados por comissões de estudo do CB-026 – Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar, da ABNT. O evento, que é realizado anualmente, acontecerá até sexta-feira (14), em San Diego, nos Estados Unidos.

   A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização internacional, não governamental independente, com uma adesão de 162 organismos nacionais de normalização. Através de seus membros, a ISO reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver Normas Internacionais relevantes, voluntárias, baseadas no consenso e baseadas no mercado, que apoiem a inovação e forneçam soluções para os desafios globais.

   O comitê técnico ISO/TC 150 foi criado em 1971 com o objetivo de atuar na padronização para o campo de implantes para cirurgia, sua instrumentação requerida, abrangendo terminologia, especificações e métodos de ensaios para todos os tipos de implantes, e para os materiais básicos e compósitos usados em sua fabricação e aplicação. O ISO/TC 150 é referência, em termos de normalização para avaliação da conformidade e certificação de implantes em diversos países.

    A participação sistemática de especialistas brasileiros nos encontros anuais do ISO/TC 150 é fundamental para consolidar a inserção de produtos e tecnologias nacionais em outros países, fornecendo suporte para fabricação de produtos de acordo com as normas reconhecidas internacionalmente. Sendo assim, é fundamental que a participação de especialistas brasileiros seja estimulada pelos setores especializados em produção, agencias e institutos nacionais, organismos de certificação e laboratórios de ensaios.

    O Laboratório Scitec participa das reuniões pelo oitavo ano consecutivo, inclusive atuando como liderança de projeto em normas que estão sendo revisadas ou criadas no âmbito do ISO/TC 150.