News

Conheça dos ensaios Halt e Hass

Publicado em: 20 de agosto, 2019

A qualidade e a confiabilidade são as chaves para um negócio de sucesso na indústria. Por isso, é fundamental que os produtos sejam desenvolvidos com base em testes que permitam simular condições extremas e/ou aceleradas de uso, como por exemplo Highly Accelerated Life Test (Halt) e Highly Accelerated Screening Stress (Hass). Por meio deles, é possível identificar os limites funcionais e de resistência de um produto em desenvolvimento e controlar etapas fundamentais do processo de fabricação.

Como funcionam os testes de Halt e Hass?

Tais métodos submetem os produtos a diversos tipos de condições climáticas e de vibrações, usando um sistema de vibração combinado com rápidas mudanças de temperatura. Máquinas, equipamentos e seus componentes são expostos diariamente a situações que envolvem vibrações e mudanças ambientais. Com o tempo, essas condições causam desgastes que danificam ou prejudicam seu bom funcionamento, por vezes de forma prematura. 

Com o propósito de garantir a segurança e o desempenho dos produtos, são realizados ensaios em laboratório. Por consequência, ganha-se conhecimento a respeito da performance e da prevenção de falhas, o que garante uma vida útil sem surpresas negativas para o consumidor final.

Por que realizar ensaios de Halt e Hass?

O objetivo dos ensaios Halt e Hass é simular o desgaste que um produto sofreria ao longo dos anos, de forma acelerada. Em alguns casos, alguns dias ou horas de ensaio. Tudo isso, buscando reproduzir as condições ambientais a que o produto é submetido. Para tanto, os ensaios Halt e Hass combinam métodos severos, como a vibração em vários graus de liberdade com acelerações extremas e mudanças bruscas de temperatura.

Dependendo do produto, condições de uso e referência normativa, as condições de ensaio podem variar. Porém, os métodos normalmente empregados envolvem exposição a baixas temperaturas, exposição a altas temperaturas, ciclagem rápida de temperatura, vibração randômica e fase combinada (ciclos de temperatura e vibração).

Assim os ensaios Halt e Hass podem ajudar a abolir problemas de design e prevenir riscos inesperados. Isso garante no mercado produtos mais confiáveis e mecanicamente estáveis, menos propensos a receber reclamações de garantia no futuro.

Sobre a SCiTec

O Laboratório da SCiTec conta com estrutura e corpo técnico qualificado para realizar ensaios Halt e Hass para algumas classes de produtos e aplicações. Além disso, a SCiTec auxilia qualquer fase de desenvolvimento, através de programas de ensaios para desenvolvimento a atendimento de regulamentações específicas.

A SCiTec atua de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, assim seus serviços incluem ensaio de choque, vibração aleatória (randômica), pulsos de choque (Half Sine Wave), sistema de análise dinâmica e simulação, ensaios de envelhecimento, ensaios climáticos, varredura e frequências naturais, ensaios de corrosão e desenvolvimento de bancadas para ensaios.