Dispositivos de segurança passiva e estruturas

Os profissionais da SCiTec têm ampla experiência relacionada à dispositivos de segurança passiva, proteção dos ocupantes e sistemas de retenção. O laboratório é capacitado para testes e avaliações de ancoragem em cintos de segurança, assentos, dispositivos de proteção lateral, capotamento e carga vertical (Resistência do teto).

Testes de ancoragem em cintos de segurança são realizados conforme as normas ABNT NBR 6091 e ECE R14

Os ensaios são realizados utilizando cilindros hidráulicos que aplicam cargas nos cintos e nos bancos para testar a resistência da estrutura, bem como sua fixação. Também realizamos testes específicos para veículos com bancos montados longitudinalmente.

Testes de bancos e estabilidade do sistema de retenção de cadeira de rodas são realizados conforme as normas ECE R17, CONTRAN N ° 445, ABNT NBR 15283 e CONTRAN N ° 416

Para ensaios de resistência de bancos, pontos de ancoragem, deformação de encosto e apoios de cabeça, utilizamos sistemas de ensaios estáticos e dinâmicos.

Proteção lateral e anti-intrusão de veículos comerciais são realizados de acordo com as normas ECE- R58 , ECE -R73 , ECE- R93 , CONTRAN N ° 445, do CONTRAN N ° 152, ABNT NBR 14148 , ABNT NBR 14648 e CONTRAN N ° 323

O objetivo do ensaio quase estático é avaliar a eficácia dos sistemas de proteção durante colisões traseiras, laterais ou frontais.

Capotamento de acordo com o CONTRAN N ° 445

Este ensaio destrutivo destina-se a avaliar a resistência do corpo do veículo. O veículo é inclinado para o lado e capotado em uma superfície dura, a partir de uma altura especificada. A deformação do corpo do veículo é analisada no que diz respeito à penetração no compartimento de passageiros. Desta forma, a resistência da carroceria do veículo pode ser determinada. Os testes são desenvolvidos essencialmente para ônibus, mas também podem ser realizados em outros veículos pesados ​​.

Teste de estabilidade vertical (amassamento de teto) conforme as normas N ° 416 e N ° 445 do CONTRAN

No ensaio, a resistência do teto é avaliada pela aplicação de uma força em relação ao peso do veículo.

Teste de estabilidade conforme as normas CONTRAN N ° 416 e N ° 445

O ensaio, não-destrutivo, é projetado principalmente para os veículos de acordo com o CONTRAN N ° 416 e N ° 445. A norma exige que os veículos passem por uma angulação lateral, a partir do plano horizontal, sem tombar.

Estruturas de fixação de reboque são realizados conforme as normas ISO 3853, NBR ISO 3853 e CONTRAN N ° 197

O laboratório SCiTec realiza testes para avaliar a resistência de dispositivos de acoplamento instalados em veículos de reboque.