News

Comitê da ASTM discute novas normas e harmonização sobre amostragem

Publicado em: 1 de junho, 2017

O diretor técnico do Laboratório SCiTec, Eng. Darlan Dallacosta, esteve recentemente em Toronto (Canadá) participando de mais um evento realizado pelo comitê da ASTM (American Society for Testing and Materials).  Esses encontros têm por objetivo reunir profissionais e empresas de referência em implantes para discutir a evolução da normalização e as recentes pesquisas associadas aos produtos médicos.

Dallacosta afirma que, a respeito das próteses, dois novos documentos estão em desenvolvimento para, em breve, virar norma:

“Um deles está em fase final de votação e trata sobre ensaios de fadiga em componentes acetabulares de prótese de quadril. O segundo diz respeito a ensaios para avaliações do coeficiente de atrito na articulação de próteses de quadril”.

Outro ponto discutido foi a força tarefa que a ASTM vem fazendo para padronizar as velocidades de ensaio em diferentes métodos e a amostragem exigidas para ensaios.

Este foi o sétimo ano consecutivo que Darlan Dallacosta compôs o grupo de especialistas brasileiros que participam ativamente do “Committee F04 on Medical and Surgical Materials and Devices”. Atualmente, o engenheiro também é coordenador da CE 26:070.04 – Comissão de Estudo de Implantes para Substituição de Articulações e de Ossos, que faz parte do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26).

 

———————-
Marcus Martins
Assessoria de Comunicação
marketing@scitec.com.br