News

Assistência técnica em regulamentos, normas e avaliação da conformidade

Publicado em: 25 de outubro, 2018

Para comercializar produtos nos mercados nacionais e internacionais, as empresas precisam superar diversos obstáculos técnicos e comerciais. Para tanto, surge a necessidade de entender os Regulamentos Técnicos, Normas e Procedimento de Avaliação da Conformidade aplicáveis ao mercado que se destina o produto.

Em síntese, as avaliações da conformidade têm como objetivo analisar todo procedimento utilizado na fabricação de produto. Tais medidas visam determinar que se cumpram as prescrições pertinentes dos regulamentos técnicos ou normas. Entende-se por regulamento técnico, documentos aprovados por órgãos governamentais em que se estabelecem as características de um produto ou dos processos e métodos de produção com eles relacionados, com inclusão das disposições administrativas aplicáveis e cuja observância é obrigatória. Diferentemente dos regulamentos, as normas técnicas são aprovadas por instituição reconhecida, prevendo, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para os produtos ou processos e métodos de produção conexos, e cuja observância não é obrigatória.

Sendo assim, tem-se que tanto as normas quanto os regulamentos técnicos trazem referências fundamentais para o desenvolvimento de produtos, definindo características que serão analisadas durante a avaliação da conformidade. Nesse caso, todas apontam para as características técnicas que os produtos devem atender para adequarem-se aos critérios exigidos para sua certificação.

Porém, dependendo do mercado, sabe-se que existem requisitos com base em regulamentos e normas técnicas que, muitas vezes, não são baseadas em normas internacionais harmonizadas. Isto implica na necessidade de certificações de produtos específicos para esses mercados. Em alguns países, por exemplo, só é permitida a comercialização e importação de produtos por meio de um certificado de conformidade emitido por um organismo independente e reconhecido pelas autoridades locais.

Visando auxiliar no desenvolvimento e certificação de produtos, o Laboratório SCiTec realiza ensaios com o objetivo de permitir o acesso a mercados estratégicos aos seus clientes. A experiência com normas e certificações nacionais e internacionais surgem como um grande diferencial, pois garantem o serviço ideal para cada empresa, conforme objetivos desejados e exigências que serão previstas durante a avaliação de conformidade.

Os serviços realizados pela SCiTec incluem assistência técnica em regulamentos e normas, ensaios multidisciplinares no próprio laboratório, bem como o desenvolvimento de novos procedimentos de ensaios, conforme as necessidades do cliente.